O QUE FOI FALADO NA EBD DO DIA 25/11/2018?

Γ‰ com muita alegria que nΓ³s compartilhamos com vocΓͺ o resumo do que foi falado na EBD em nossa igreja!

A Revista da Convenção Batista Fluminense, Palavra e Vida( Ano 15 - n° 59 - Outubro/Dezembro - 2018 ), estΓ‘ debatendo o tema: "Fruto do EspΓ­rito - a verdadeira liberdade!"
A revista desse trimestre foi escrita pelo Pr. Robert JuliΓ£o da Silva e vem com uma proposta que nΓ£o Γ© nova: a liberdade em Cristo!

Vamos ao resumΓ£o!

Lição 5!

VocΓͺ pode viver com alegria nos momentos difΓ­ceis!

Texto BΓ­blico ➡ "Ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação." (Habacuque 3.18)

O fruto do Espírito é alegria... e esta alegria nos fortalece. Em meio as lutas e problemas, devemos olhar mais para o que Deus estÑ fazendo e começarmos a contar as bençãos derramadas sobre a nossa vida. Ao invés de ficarmos lamentando, vamos nos lembrar do que vencemos e precisamos celebrar!

   1• Porque Deus blindou seus filhos com sua alegria?!

   Temos nos alegrado mais na esperanΓ§a ou nas circunstΓ’ncias? Enquanto fruto do EspΓ­rito, essa alegria nΓ£o se reduz a um prazer que procede dos nossos sentidos ou uma experiΓͺncia emocional agradΓ‘vel, devido a um acontecimento feliz, mas significa um deleite que decorre do nosso relacionamento com Deus e da consciΓͺncia de que a vitΓ³ria em Deus Γ© certa, mesmo em meio ao sofrimento e Γ  aparente derrota. Afinal, este de do EspΓ­rito Γ© um prazer em viver, um bem-estar, uma satisfação que provΓ©m da consciΓͺncia de quem Deus Γ©, que emana da gratidΓ£o pelo que Deus faz, que procede da lembranΓ§a do que Deus fez e que brota da esperanΓ§a do que Deus farΓ‘. 

2• Por isso, tome a decisΓ£o de se alegrar em Deus!

   Quando focamos em quem Deus Γ©, no seu propΓ³sito, nos seus feitos, nos alegramos na esperanΓ§a, com paciΓͺncia na tribulação e perseverando na oração. Essa perspectiva espiritual contribui para uma vida de satisfação, de contentamento, de alegria, ainda que, aparentemente, nΓ£o haja solução para um problema ou nos aconteΓ§a algo ruim. A alegria Γ© fruto/consequΓͺncia do andar no EspΓ­rito. Por isso, precisamos semear no EspΓ­rito em vez de semear na carne. HΓ‘ em nΓ³s uma batalha da nossa antiga natureza contra a nossa nova natureza. A capacitação Γ© divina, mas a decisΓ£o Γ© humana, a alegria do Senhor Γ© a nossa forΓ§a, mas precisa ser exercitada por nΓ³s diariamente.

3• Crendo que, em Deus, Γ© possΓ­vel uma vida de contentamento!

   Sabemos que, ao receber o presente da vida eterna, Deus nos sela com o EspΓ­rito Santo da promessa, o qual frutifica em nΓ³s as virtudes que marcam a conduta cristΓ£, de modo sobrenatural. Γ‰ o EspΓ­rito que produz em nΓ³s as qualidades de Cristo, entretanto, o fruto do EspΓ­rito cresce naturalmente, em nossa caminhada espiritual, isso nΓ£o Γ© da noite para o dia, Γ© mediante o andar no EspΓ­rito.

   Nosso desenvolvimento estΓ‘ relacionado Γ s condiçáes que criamos para o fruto crescer em nossa vida diΓ‘ria, e as circunstΓ’ncias da vida vΓ£o amadurecendo o fruto, de modo que vamos nos tornando aquilo que fomos planejados para ser, gradualmente. A parte de Deus jΓ‘ foi feita, a parte das circunstΓ’ncias nΓ£o nos cabe, entΓ£o, o que nos resta Γ© decidir o que fazer com o que Deus jΓ‘ nos deu, em meio as circunstΓ’ncias que nos sobrevΓͺm. Decida se alegrar na esperanΓ§a de que nada fugiu do plano eterno, e Γ© a presenΓ§a de Deus, nΓ£o a ausΓͺncia de problemas, que nos oferece alΓ­vio de tensΓ΅es. NΓ£o veja o sofrimento como um muro, mas como um degrau para o seu crescimento, por isso, seja mais grato e contribua para o bem de alguΓ©m. Isso vai aquecer seu coração!

   VocΓͺ pode escolher se queixar das coisas ruins ou ser grato pelas coisas boas. VocΓͺ pode escolher focar no mal que lhe causam ou no bem que a tribulação estΓ‘ produzindo em sua vida. VocΓͺ pode decidir entre murmurar ou adorar. Que tal recordar o tempo em que vocΓͺ sonhava com algumas coisas que hoje fazem parte de sua vida? Que tal celebrar as bençãos diΓ‘rias que Deus tem derramado em sua vida? Que tal olhar para Deus e lembrar que Ele nΓ£o vai deixar vocΓͺ sozinho (a)?

Participe das nossas postagens com sua opiniΓ£o!

Postagem Anterior PrΓ³xima Postagem