Hoje Γ© dia de estreia e Γ© com muita alegria que nΓ³s compartilhamos com vocΓͺ nosso primeiro resumo do que foi falado na EBD em nossa igreja!
A Revista da Convenção Batista Fluminense, Palavra e Vida( Ano 15 - n° 59 - Outubro/Dezembro - 2018 ), estΓ‘ debatendo o tema: "Fruto do EspΓrito - a verdadeira liberdade!"
A revista desse trimestre foi escrita pelo Pr. Robert JuliΓ£o da Silva e vem com uma proposta que nΓ£o Γ© nova: a liberdade em Cristo!
A revista desse trimestre foi escrita pelo Pr. Robert JuliΓ£o da Silva e vem com uma proposta que nΓ£o Γ© nova: a liberdade em Cristo!
Vamos ao resumΓ£o!
LIΓΓO 1
"Crentes perdidos ou salvos imaturos!"
Texto BΓblico ➡ GΓ‘latas 1. 6:
"Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho."
VersΓ£o BΓblia JFA Offline
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VocΓͺ valoriza mais o Reino (governo/vontade) de Deus ou questΓ΅es temporais, como lazer, trabalho, dinheiro e sexo? Hoje, o lema de muitos evangΓ©licos Γ©: "O importante Γ© se sentir bem!" Caso contrΓ‘rio, mudam de instituição religiosa ou de pregador, seja da mesma ou de outra denominação, preferindo um estilo de culto, um perfil de Igreja e de pastor, em detrimento da transformação de vida, isso Γ© Evangelho genuΓno de Jesus.
A Igreja sem o Evangelho GenuΓno nΓ£o produz um marido cristΓ£o ou uma esposa cristΓ£, nem um pai cristΓ£o ou uma mΓ£e cristΓ£, nem um filho cristΓ£o ou uma filha cristΓ£, pois, como ser cristΓ£o sem seguir a Jesus? Cada vez mais longe da maturidade cristΓ£, o crente imaturo ostenta orgulhosamente uma falsa espiritualidade que encobre uma superioridade em relação aos outros. Declara amor e ao seu povo, mas Γ© egoΓsta e arrogante, tenta agradar a Deus pelo prΓ³prio mΓ©rito, condenando os outros, justificando e adorando a si mesmo. Vivendo numa idolatria inconsciente, esse crente imaturo faz com que as pessoas tenham uma ideia errada de Deus, da fΓ© cristΓ£, da Igreja de Deus e dos cristΓ£os.
A Igreja sem o Evangelho GenuΓno nΓ£o produz um marido cristΓ£o ou uma esposa cristΓ£, nem um pai cristΓ£o ou uma mΓ£e cristΓ£, nem um filho cristΓ£o ou uma filha cristΓ£, pois, como ser cristΓ£o sem seguir a Jesus? Cada vez mais longe da maturidade cristΓ£, o crente imaturo ostenta orgulhosamente uma falsa espiritualidade que encobre uma superioridade em relação aos outros. Declara amor e ao seu povo, mas Γ© egoΓsta e arrogante, tenta agradar a Deus pelo prΓ³prio mΓ©rito, condenando os outros, justificando e adorando a si mesmo. Vivendo numa idolatria inconsciente, esse crente imaturo faz com que as pessoas tenham uma ideia errada de Deus, da fΓ© cristΓ£, da Igreja de Deus e dos cristΓ£os.
1° Tanto o crente perdido, quanto o salvo imaturo buscam outro evangelho!
O ApΓ³stolo Paulo escreveu aos cristΓ£os da GalΓ‘cia, que outrora haviam recebido a fΓ© em Cristo, mas, posteriormente, foram induzidos por cristΓ£os judaizantes a pensar que nΓ£o bastava apenas crer em Jesus para obter a salvação. DeverΓam, tambΓ©m, praticar a lei mosaica, para, entΓ£o, experimentar a libertação do poder e da condenação do pecado. Ele inicia o primeiro capΓtulo saudando seus leitores, destacando a grandeza do Salvador, que morreu para a salvação dos fiΓ©is e que vive para a santificação dos mesmos. Mal saΓΊda os gΓ‘latas, e jΓ‘ demonstra sua perplexidade com o desprezo pelo Evangelho da GraΓ§a e a valorização dos rituais da lei.
Paulo chega a condenar a pregação desses lΓderes, chamando os seus ensinos de "outro evangelho", pelo fato de seduzirem seus seguidores a confiarem na prΓ³pria capacidade para a conquista da salvação, a qual, segundo Paulo, jΓ‘ fora conquistada por Jesus, definitivamente, mediante Seu sacrifΓcio substitutivo na cruz, ele amaldiΓ§oa quem distorce a essΓͺncia do verdadeiro Evangelho, o qual Γ© suficiente para a transformação das nossas vidas!
Paulo chega a condenar a pregação desses lΓderes, chamando os seus ensinos de "outro evangelho", pelo fato de seduzirem seus seguidores a confiarem na prΓ³pria capacidade para a conquista da salvação, a qual, segundo Paulo, jΓ‘ fora conquistada por Jesus, definitivamente, mediante Seu sacrifΓcio substitutivo na cruz, ele amaldiΓ§oa quem distorce a essΓͺncia do verdadeiro Evangelho, o qual Γ© suficiente para a transformação das nossas vidas!
2° Para o crente perdido e para o salvo imaturo o Evangelho nunca serΓ‘ suficiente!
Paulo descreve no segundo capΓtulo, sua segunda viagem a JerusalΓ©m, catorze anos depois da primeira visita, para dialogar sobre o seu ministΓ©rio junto aos gentios. Nesse perΓodo, os cristΓ£os judaizantes fizeram acusaçáes infundadas sobre o ministΓ©rio de Paulo, mas ao invΓ©s de prejudicar, o Evangelho da GraΓ§a prosperou!
Só Jesus salva, pela graça, mediante a nossa fé, a partir de então, estamos crucificados com Cristo, mortos para o pecado, de modo que é Cristo, quem vive através das nossas vidas.
Só Jesus salva, pela graça, mediante a nossa fé, a partir de então, estamos crucificados com Cristo, mortos para o pecado, de modo que é Cristo, quem vive através das nossas vidas.
3° O crente perdido e o salvo imaturo precisam viver o verdadeiro Evangelho!
Imagine alguΓ©m que vocΓͺ ama muito se perdendo, como vocΓͺ reagiria? Se a salvação Γ© pela graΓ§a, e nΓ£o por obras, quem busca merecer a salvação atravΓ©s de prΓ‘ticas religiosas ou de qualquer outra coisa, nΓ£o foi salvo! O crente que dΓ‘ mais importΓ’ncia aos costumes e as tradiçáes religiosas, do que Γ salvação pela graΓ§a, nΓ£o confia na graΓ§a salvadora!
Mais do que religiΓ£o, a fΓ© cristΓ£ Γ© a proposta de uma vida melhor: eterna e abundante e esta vida resulta de um relacionamento com Deus. Infelizmente, corremos o risco de transformar algo tΓ£o maravilhoso como o Evangelho em uma religiosidade fria, vazia e sem propΓ³sito.
Cuidado com a ideia de que para ser salvo, vocΓͺ precisa entregar sua vida a Cristo e se tornar um moralista, pois, vocΓͺ correria o risco de pensar que sua salvação se deve ao fato de nΓ£o cometer os erros de algumas pessoas que vocΓͺ conhece. AlΓ©m de ser tentado a trilhar o caminho da hipocrisia ou da negação. Fuja da ideia de que para ser salvo, basta ser uma pessoa do bem, independente da fΓ© em Jesus, nΓ£o somos perfeitos, todos pecam e sΓ³ Jesus salva!
JΓ‘ fomos justificados, somos agradΓ‘veis a Deus, pelo que Cristo fez por nΓ³s, o Pai nos olha e vΓͺ Jesus e em Jesus, o Pai se compraz. Vivamos como se o nosso eu jΓ‘ estivesse morto, como se estivΓ©ssemos vivendo a vida que Jesus viveu, mas isso Γ© possΓvel para quem recebeu o dom do EspΓrito, deixa-se encher pelo EspΓrito e produz, no viver diΓ‘rio, o fruto do EspΓrito!
Mais do que religiΓ£o, a fΓ© cristΓ£ Γ© a proposta de uma vida melhor: eterna e abundante e esta vida resulta de um relacionamento com Deus. Infelizmente, corremos o risco de transformar algo tΓ£o maravilhoso como o Evangelho em uma religiosidade fria, vazia e sem propΓ³sito.
Cuidado com a ideia de que para ser salvo, vocΓͺ precisa entregar sua vida a Cristo e se tornar um moralista, pois, vocΓͺ correria o risco de pensar que sua salvação se deve ao fato de nΓ£o cometer os erros de algumas pessoas que vocΓͺ conhece. AlΓ©m de ser tentado a trilhar o caminho da hipocrisia ou da negação. Fuja da ideia de que para ser salvo, basta ser uma pessoa do bem, independente da fΓ© em Jesus, nΓ£o somos perfeitos, todos pecam e sΓ³ Jesus salva!
JΓ‘ fomos justificados, somos agradΓ‘veis a Deus, pelo que Cristo fez por nΓ³s, o Pai nos olha e vΓͺ Jesus e em Jesus, o Pai se compraz. Vivamos como se o nosso eu jΓ‘ estivesse morto, como se estivΓ©ssemos vivendo a vida que Jesus viveu, mas isso Γ© possΓvel para quem recebeu o dom do EspΓrito, deixa-se encher pelo EspΓrito e produz, no viver diΓ‘rio, o fruto do EspΓrito!