O que Jesus faria?




OlΓ‘, seja bem vindo (a). Tudo bem com vocΓͺ?

Tem muita coisa boa em outros blogs e sites, e pesquisando achamos essa preciosidade que vale a pena ser lida.

O Que Jesus Faria?

DecisΓ΅es morais e Γ©ticas

Jesus chamou as pessoas para segui-lo. Os verdadeiros discípulos andam nos passos do Senhor (Marcos 8:34). Ele nos deixou um exemplo perfeito para ser imitado (1 Pedro 2:21b-22). Ele enfrentou as mesmas tentaçáes que nós encaramos hoje, mas nunca caiu no pecado (Hebreus 4:15).

O exemplo de Jesus se torna imprescindível na nossa luta diÑria com as tentaçáes e provaçáes. Para vencer os desafios morais e éticos, precisamos buscar a resposta certa à pergunta: O que Jesus faria na minha situação?

Como podemos saber o que Jesus faria?

NΓ£o adianta fazer o que eu imagino que Jesus teria feito, e muito menos fazer o que eu quero e depois tentar convencer a mim mesmo que ele faria o mesmo! Eu preciso saber como ele agiria se enfrentasse as mesmas opçáes que estΓ£o diante de mim. De trΓͺs maneiras, aprendemos nas Escrituras o que Jesus faria:

O que Jesus fez – pelo exemplo que ele deixou.Quando Jesus ensinou uma lição sobre humildade e serviΓ§o, ele disse aos apΓ³stolos: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, faΓ§ais vΓ³s tambΓ©m” (JoΓ£o 13:15). Jesus deixou um exemplo de obediΓͺncia perfeita ao seu Pai, submetendo sua prΓ³pria vontade Γ  vontade do Pai (Mateus 26:39,42). Mostrando-nos seu exemplo de obediΓͺncia, ele quer a nossa submissΓ£o Γ  vontade divina (Hebreus 5:8-9).

O que Jesus falou – pelas suas palavras. Quando se trata de homens, sabemos que as palavras e os atos podem se contradizer. AlguΓ©m pode ensinar uma coisa e praticar outra. Jesus condenou tal hipocrisia dos lΓ­deres religiosos de sua Γ©poca (Mateus 23:27-31). Infelizmente, o mesmo problema persiste atΓ© hoje. Mas quando Jesus fala, podemos confiar totalmente na integridade de seu carΓ‘ter. Ele Γ© Deus, e as palavras dele concordam plenamente com os seus atos (Hebreus 1:12; 13:8; Tiago 1:17). Quando Jesus ensina como agir, podemos ter certeza que ele faria da mesma maneira que ensina aos outros.

O que ele mandou outros falarem – pelas palavras que ele transmitiu. Antes de voltar para o cΓ©u, Jesus deixou homens encarregados da responsabilidade de continuar seu ensinamento. Hebreus 2:3-4 mostra que as palavras transmitidas por estas testemunhas fazem parte do evangelho revelado pelo Senhor. Jesus foi claro em mandar que eles revelassem suas instruçáes aos homens (Mateus 28:20; Atos 26:16,19). Todos os livros do Novo Testamento fazem parte da bΓΊssola que nos orienta nas nossas decisΓ΅es.

Como escolher o caminho certo – trΓͺs perguntas fundamentais:

As trΓͺs maneiras de saber o que Jesus faria sugerem trΓͺs perguntas fundamentais para acharmos o caminho certo:

O que Jesus fez em circunstΓ’ncias semelhantes? Jesus jΓ‘ passou por experiΓͺncias semelhantes Γ s nossas, e o procedimento dele serve para nos guiar. Se vocΓͺ for maltratado, olhe para o exemplo de Jesus (1 Pedro 2:23).

O que Jesus falou sobre o assunto? Jesus nunca se casou, mas falou da permanΓͺncia do casamento (Lucas 16:18). Ele nunca pecou, mas mostrou a importΓ’ncia de pedir perdΓ£o (Mateus 6:12).

O que Jesus mandou outros falarem sobre a questão? Os apóstolos entenderam bem a importÒncia de se limitarem à vontade de Deus em tudo que falaram (1 Pedro 4:11). Eles escreveram para orientar os fiéis em seu proceder (1 Timóteo 3:14-15). Eles esperavam que os discípulos se lembrassem do ensinamento, mesmo depois da morte daquela geração (2 Pedro 1:12-15).

O que Jesus faria – algumas aplicaçáes prΓ‘ticas

Uma vez que entendemos estes princΓ­pios, devemos aplicΓ‘-los nas nossas decisΓ΅es cotidianas. Tenho usado esta abordagem em muitas palestras em relação Γ s prΓ‘ticas religiosas dos nossos dias, perguntando o que Jesus faria num mundo de confusΓ£o religiosa. Γ‰ uma aplicação importante. Mesmo entre pessoas que se preocupam em voltar ao padrΓ£o bΓ­blico nas prΓ‘ticas e ensinamentos de uma igreja, Γ© necessΓ‘rio fazer outras aplicaçáes – especialmente na conduta pessoal – destes mesmos princΓ­pios. O que Jesus faria diante das escolhas que enfrentamos no dia-a-dia? Como ele resolveria decisΓ΅es de prioridades? Qual seria a resposta dele aos desafios morais e Γ©ticos? Quero sugerir algumas aplicaçáes para ilustrar o valor desta abordagem. VocΓͺ, certamente, pensarΓ‘ em muitas outras.

O que Jesus faria . . .

● Se alguΓ©m pedisse para colocar seu emprego acima do seu serviΓ§o espiritual?Muitos discΓ­pulos usam o trabalho como justificativa automΓ‘tica para nΓ£o cumprir suas responsabilidades espirituais. SerΓ‘ que Jesus teria as mesmas prioridades? Ele nos adverte sobre o perigo de buscar riquezas (Mateus 6:19-21; 1 TimΓ³teo 6:9-10). E quando se trata de necessidades do dia-a-dia, e nΓ£o de riquezas, ele ainda prioriza o serviΓ§o espiritual (Mateus 6:25,33). Devemos considerar estes fatos antes de aceitar empregos que envolvem horΓ‘rios ou viagens que impedem a participação em reuniΓ΅es da igreja (Hebreus 10:24-25), ou empregos que exigem alguma conduta que nΓ£o convΓ©m para o cristΓ£o.

● Se alguΓ©m pedisse para colocar um passeio acima do seu serviΓ§o espiritual? NΓ£o Γ© errado sair da rotina para descansar em algum outro lugar, talvez um lugar mais deserto. Jesus mesmo levou os apΓ³stolos num “passeio” deste tipo (Marcos 6:31-32). Mas, durante a viagem, surgiram trabalhos espirituais que eram mais urgentes, e Jesus atendeu as pessoas que o buscavam (Marcos 6:34). Afinal, o “descanso” dele foi uma caminhada subindo a um monte, onde passou vΓ‘rias horas em oração (Marcos 6:46-48). NΓ£o hΓ‘ dΓΊvida sobre as prioridades de Jesus. E as nossas?

● Se alguΓ©m pedisse para colocar a famΓ­lia acima das coisas de Deus? FamΓ­lias nem sempre ajudam em nosso serviΓ§o ao Senhor. Numa ocasiΓ£o, a famΓ­lia de Jesus tentou impedir o trabalho dele (Marcos 3:20-21). Quando chegaram, Jesus nΓ£o deu atenção Γ  famΓ­lia, preferindo continuar seu trabalho com sua famΓ­lia espiritual (Marcos 3:31-35). Este exemplo nΓ£o justifica a negligΓͺncia de responsabilidades familiares. Os homens devem ser maridos e pais responsΓ‘veis, e as mulheres devem cumprir bem seus papΓ©is como esposas e mΓ£es. Mas quando as atitudes carnais de uma pessoa da famΓ­lia forΓ§a uma escolha entre Deus e a famΓ­lia, devemos ficar com o Senhor.

● Se tivesse namorada?Mesmo nΓ£o achando na BΓ­blia nenhum exemplo de namoro ou casamento na vida de Jesus, nΓ£o temos dΓΊvida que o comportamento dele num namoro teria sido exemplar. Se ele tivesse uma namorada que quisesse passar dos limites no contato fΓ­sico, o que Jesus faria? Se ela quisesse usar uma roupa sensual, o que o Senhor faria? Se ela incentivasse a participação em atividades impuras, como Jesus reagiria? NΓ£o hΓ‘ dΓΊvida de que Jesus manteria sua pureza, mesmo se tivesse que terminar o namoro. Considere o que ele nos instrui em 1 Pedro 1:14-16; GΓ‘latas 5:19; 2 CorΓ­ntios 7:1 e Mateus 5:28-29.

● Se os amigos incentivassem a participação das coisas erradas do mundo? Jesus tinha bastante contato com pessoas do mundo, mas sempre como a luz que convidava as outras pessoas a saΓ­rem das trevas. O cristΓ£o pode manter amizades com pessoas do mundo, desde que ele exerΓ§a a influΓͺncia positiva, e nΓ£o deixe os outros o levarem para o pecado (Mateus 5:14-16). Os discΓ­pulos do Senhor nΓ£o saem do mundo, mas ficam livres do pecado do mundo (JoΓ£o 17:14-17). Os amigos podem estranhar, mas precisamos recusar participar das coisas erradas que fazem (1 Pedro 4:3-4).

● Se vivesse no meio de pessoas perdidas no pecado?Jesus, como todos nΓ³s, viveu numa sociedade cheia de pessoas perdidas. Ele se compadecia delas e ensinava-lhes a palavra de Deus, que Γ© o meio que Deus oferece para a salvação (Marcos 6:34; cf. Romanos 1:16). Ele olhou para as pessoas que o rejeitaram e queria resgatar e proteger todas (Mateus 23:37). E nΓ³s? Se jΓ‘ aprendemos alguma coisa da palavra salvadora do evangelho, nΓ£o temos a obrigação de compartilhar esta mensagem com as pessoas perdidas ao nosso redor? NΓ³s devemos imitar o exemplo de Jesus com a mesma urgΓͺncia que Paulo sentiu quando disse: “Pois sou devedor tanto a gregos como a bΓ‘rbaros, tanto a sΓ‘bios como a ignorantes; por isso, quanto estΓ‘ em mim, estou pronto a anunciar o evangelho tambΓ©m a vΓ³s outros” (Romanos 1:14-15).

O que Jesus faria? A resposta certa bem aplicada pode mudar o rumo de sua vida – para seguir os passos do Senhor atΓ© a vida eterna!

–por Dennis Allan

Retirado do site Estudos bΓ­blicos: www.estudosbiblicos.net

Tem um filme muito lindo que se chama "Em seus passos o que faria Jesus", uma linda histΓ³ria que nos faz refletir sobre o que  estamos fazendo estΓ‘ certo ou nΓ£o. Temos que refletir e mudar, pois se nΓ£o vivemos uma vida que agrada a Deus, nΓ£o vamos viver com Ele eternamente, vamos buscar SANTIFICAÇÃO!

E se vocΓͺ ainda nΓ£o aceitou Jesus como seu Salvador,ainda hΓ‘ tempo de receber a salvação que sΓ³ Cristo pode nos conceder. Mas nΓ£o demore, pois nosso salvador estΓ‘ voltando!
__________________________________
Obrigado pela visita, comente o que achou e compartilhe com um amigo! Deus te abençoe e volte sempre. Um grande abraço virtual!

Participe das nossas postagens com sua opiniΓ£o!

Postagem Anterior PrΓ³xima Postagem