31 dias de oração pela família - 15° dia!


         Olá amigo (a) da Palavra de Deus!

Precisamos cuidar e clamar por nossa família, pois ela é nosso patrimônio eterno! A Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira, iniciou a campanha: 31 dias de oração pela família 2022 - Família: Criação de Deus! E convidamos você para participar!

Dia 15 - Vida conjugal: o papel da esposa (Parte 1)

“Mulheres, cada uma de vós seja submissa ao marido, assim como ao Senhor." Efésios 5.22

    A partir de agora, nossa reflexão se concentrará no trecho de Efésios 5.22 a 6.4. No texto, o apóstolo Paulo reflete sobre o princípio geral da submissão mútua, mencionado no versículo 21. 
   A Escritura fala primeiro às esposas: “Mulheres, cada uma de vós seja submissa ao marido, assim como ao Senhor”. Precisamos deixar claro que Paulo não é misógino ou machista. Deus, dentro do seu plano para a família, inspirou o apóstolo para que registrasse aquilo que retrata a restauração de seu propósito original para a família. Por isso, a maneira como essa submissão deve ser exercida é “como ao Senhor”, indicando que deve ser em obediência a Deus e à sua Palavra. 
    Deus fez homem e mulher iguais em termos 
morais e espirituais, mas os criou com papéis 
e funções distintos. Essas diferenças refletem 
o que Deus ordenou, desde a criação, sobre 
liderança e submissão. 
    É importante lembrar que o apóstolo está 
escrevendo para ensinar que, em Jesus, Deus 
está restaurando seu propósito para o relacionamento conjugal, o qual havia sido 
distorcido com a queda do homem no Éden 
(Gênesis 3). Na realidade, o pecado distorceu tanto a submissão da esposa quanto a liderança do marido, como veremos mais adiante.
     Vivemos, hoje, em um mundo que exalta o feminismo e o empoderamento, na tentativa de valorizar a mulher, mas de uma maneira que distorce os preceitos da Palavra de Deus. O texto em destaque mostra que a esposa fiel e obediente a Deus deve sujeitar-se ao marido, 
porque o está fazendo ao próprio Deus!

REFLITAM E OREM:
Juntos, reflitam sobre o papel imprescindível da Palavra de Deus para revelar sua vontade.
Como nos moldar ao plano de Deus para a submissão mútua e também para a liderança dentro do propósito estabelecido por Deus? Orem a esse respeito, um pelo outro.

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem