O QUE FOI FALADO NA EBD DO DIA 04/10/2018?



Γ‰ com muita alegria que nΓ³s compartilhamos com vocΓͺ o resumo do que foi falado na EBD em nossa igreja!

A Revista da Convenção Batista Fluminense, Palavra e Vida( Ano 15 - n° 59 - Outubro/Dezembro - 2018 ), estΓ‘ debatendo o tema: "Fruto do EspΓ­rito - a verdadeira liberdade!"
A revista desse trimestre foi escrita pelo Pr. Robert JuliΓ£o da Silva e vem com uma proposta que nΓ£o Γ© nova: a liberdade em Cristo!

Vamos ao resumΓ£o!

LIÇÃO 2

"Dedicação a Deus ou orgulho espiritual"

Texto BΓ­blico ➡ GΓ‘latas 3. 11:

"Γ‰ evidente que pela lei ninguΓ©m Γ© justificado diante de Deus, porque: O justo viverΓ‘ da fΓ©"

 - VersΓ£o BΓ­blia JFA Offline

   HΓ‘ crentes que, embora falem de liberdade, vivem na escravidΓ£o, pelo fato de procurarem viver uma vida perfeita e aceitΓ‘vel a Deus, atravΓ©s de uma dedicação religiosa impecΓ‘vel ou por estarem tΓ£o seguros da GraΓ§a de Deus, a ponto de se deixarem escravizar por vΓ­cios e paixΓ΅es. Em ambos os casos, esses crentes lhe dirΓ£o que tem certeza da salvação pela graΓ§a, embora nΓ£o sejam livres! A certeza da nossa salvação nΓ£o depende das nossas virtudes, Jesus nos libertou e pronto!

1° O cristΓ£o dedicado admite que nΓ£o existem mocinhos na Igreja!

   No terceiro capΓ­tulo, Paulo repreende os gΓ‘latas, pelo fato de eles terem abandonado algo tΓ£o eficaz que Γ© o Evangelho da GraΓ§a por uma novidade ineficaz e escravizadora( o outro evangelho) que causou tanto desgaste. Em Cristo, somos todos justificados!

   No quarto capΓ­tulo, Paulo ilustra nosso relacionamento com a graΓ§a e com a Lei, apresentando o caso em que o filho pequeno nΓ£o tem idade para desfrutar dos bens de seu pai, a nΓ£o ser pelo intermedio de um empregado. Quando amadurece, porΓ©m, pode atΓ© gerir os recursos deste pai, pela graΓ§a, podemos desfrutar de tudo o que Jesus conquistou para nΓ³s, pois agora somos filhos do mesmo Pai.

   Ao insistir com os GΓ‘latas sobre a nossa adoção como filhos de Deus, pelos mΓ©ritos de Jesus Cristo, Paulo esclarece que, depois do tempo apropriado para que Ele viesse ao mundo (plenitude do tempo), o ser humano pode ser redimido apenas pelo poder de Cristo e nΓ£o pelos rituais religiosos. Como garantia da salvação, todas as pessoas resgatadas pelo poder de Cristo receberam o Seus EspΓ­rito, que clama ao prΓ³prio Deus, chamando-o de Pai. Este EspΓ­rito atrai o cristΓ£o que se dirige a Deus como um filho que estende as mΓ£os ao papai, desejando o aconchego do seu colo. DaΓ­ a certeza de que nascemos de novo e de que Deus permanece em nΓ³s. Como fazer, entΓ£o, para nΓ£o ser escravizado pelos rituais religiosos, nem pelas paixΓ΅es da carne que inflamam nossos corpos? A recomendação paulina aponta para uma vida dedicada a Deus, uma vida no EspΓ­rito, a proposta Γ© andar com Deus e ir mudando a cada dia.


2° O cristΓ£o  dedicado participa da vida no EspΓ­rito!

   Ou viveremos no legalismo, ou na libertinagem ou na dependΓͺncia! NΓ£o temos como agradar a Deus e conquistar nossa salvação cumprindo todos os mandamentos da lei. Mas nΓ£o podemos, tambΓ©m, viver irresponsavelmente, adorando o nosso ego. O que fazer, entΓ£o? Viver no EspΓ­rito, em plena liberdade conquistada por Jesus! Todavia, uma vida na dependΓͺncia do EspΓ­rito requer humildade para reconhecer-se impotente para se salvar! Pena que muitos crentes entendam salvação, ou vida eterna, ou cΓ©u apenas como uma mudanΓ§a para um lugar sem problemas e uma vida boa que nunca acaba, bom seria que pensasem num relacionamento profundo e duradouro com Deus!

ConclusΓ£o!

   Portanto, nΓ£o deixe de lutar, Cristo jΓ‘ venceu por vocΓͺ, fazendo-se maldição em seu lugar. Por isso, nΓ£o aceite nenhuma prisΓ£o, nada, nem ninguΓ©m, poderΓ‘ prevalecer contra a Igreja de Jesus, habilitação de Deus. Cristo Γ© o nosso Senhor e nEle, somos mais que vencedores. Ele levou sobre si nossas enfermidades, nossas dores. Morreu pela nossa maldade, foi ferido de Deus para nos dar a vida eterna, e a nossa vida eterna comeΓ§a aqui!

Participe das nossas postagens com sua opiniΓ£o!

Postagem Anterior PrΓ³xima Postagem